Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Conheça as 10 sugestões naturais de BOA FORMA

Conheça as 10 sugestões naturais de BOA FORMA

Conheça melhor as dez alternativas naturais de BOA FORMA. Elas vão ajudá-la a enganar o estômago e a reduzir a ansiedade ou outras emoções negativas que costumam fazer você comer além da conta. Nenhuma faz milagre, mas dão aquele apoio para levar a dieta até o fim, sem qualquer contraindicação.

1. Engane a gula

Extraído de algas vermelhas, o ágar-ágar, misturado com água, ganha a consistência de uma gelatina que aumenta seis vezes de volume, ocupando um bom espaço no estômago. Com isso, a sensação de saciedade aparece mais rápido. “É, ainda, rico em queratina, que fortalece unhas e cabelo”, diz o farmacêutico Sylvio Panizza, do Laboratório Fitoterápico Panizza, em São Paulo. Como usar: tomar antes das refeições com bastante água (a dosagem deve ser prescrita por um médico — clínico-geral, endocrinologista ou homeopata).

2. Encolha o estômago

O glucomannan é uma fibra vegetal que funciona como o ágar-ágar, mas ocupa um espaço maior no estômago. Em contato com a água, é transformado num gel que aumenta de oito a 12 vezes de volume. “Ele também envolve as partículas dos alimentos ingeridos, formando um tipo de revestimento que retarda a digestão. Isso faz com que a fome demore mais para dar sinal”, explica a homeopata Márcia Kelman. Como usar: tomar duas horas antes das refeições, com um copo de água (a dosagem deve ser prescrita por um médico).

3. Drible o apetite

“A Garcinia cambogia acelera a queima de calorias (processo chamado de termogênese) e previne o acúmulo de gordura no sangue (na forma de triglicérides)”, diz Márcia Kelman. Esse extrato vegetal, originário da Índia, engana a fome sem agir no sistema nervoso central. “O seu princípio ativo, o ácido hidroxicítrico (HCA), entra na corrente sanguínea e o corpo entende que já existe energia.” Como usar: tomar uma hora antes das refeições (a dose deve ser prescrita por um médico).

4. Resista aos doces

Se sua maior dificuldade é deixar a sobremesa de lado, a indicação é o Gymnema sylvestre. O fitoterápico diminui a vontade de comer doce porque tem propriedades hipoglicemiantes, que retardam a absorção do açúcar no sangue. Esse mecanismo contribui na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares. “O gymnema ainda tem o ácido gimnênico, que reduz a gordura corporal e acelera o metabolismo, favorecendo a queima de calorias”, diz Márcia. Como usar: tomar três vezes ao dia (a dosagem deve ser prescrita por um médico).

5. Inspire aromas

Os óleos essenciais de lavanda e bergamota têm substâncias calmantes e antidepressivas, que aliviam a ansiedade — um gatilho da compulsão a comida. “Quando o aroma entra pelo nariz, o princípio ativo da planta é levado ao sistema límbico, onde fica o hipotálamo — região no cérebro que controla uma série de emoções”, diz Zheca Catão, aromaterapeuta de São Paulo. Como usar: no difusor ou como hidratante (três gotas do óleo essencial em uma colher de sopa de óleo de amêndoa). Preço: 40 reais, 10 ml do óleo

6. Tome gotas de flores

As essências extraídas das flores silvestres também são usadas para reequilibrar as emoções. A linha de florais mais conhecida é a do médico inglês Edward Bach. “A ansiedade, por exemplo, costuma ser tratada com o floral Impatiens. “Mas é importante a avaliação inicial de um terapeuta”, diz a psicóloga Amélia Kassis, da Cia. Zen, em São Paulo. Como usar: quatro gotas, quatro vezes ao dia. Preço: consulta, de 50 a 100 reais; floral, de 5 a 10 reais.

7. Apenas respire

Gente ansiosa costuma respirar mais rápido. Esse ritmo acarreta mais ansiedade e, assim, maior compulsão. Fazer o ciclo completo ajuda acalmar a mente e a compulsão diante de um prato de comida. Como fazer: em pé, eleve os braços estendidos diante do corpo. Abra-os para as laterais, tirando os calcanhares do chão até ficar na ponta dos pés. Volte à posição inicial e repita nove vezes. “Esse movimento estimula uma respiração mais profunda e equilibrada”, garante o professor de medicina chinesa César Pereira da Silva, do Instituto Liu Pai Lin, em São Paulo.

8. Encare as agulhas

Na acupuntura, agulhas finíssimas são espetadas em pontos-chave da pele, produzindo um impulso elétrico que percorre as vias nervosas até chegar ao cérebro, ajudando a redistribuir pelo corpo a energia bloqueada. “No emagrecimento, a técnica é usada para controlar o apetite e aumentar o tônus do estômago, fazendo com que a sensação de saciedade apareça mais rápido. As agulhas ainda são usadas para diminuir a ansiedade e estimular o metabolismo e o intestino”, conta George Dong, acupunturista do Instituto Liu Pai Lin, em São Paulo. Como funciona: de oito a dez sessões, uma vez por semana. Preço: consulta, de 70 a 120 reais; cerca de 60 reais cada aplicação.

9. Use os dedos

De origem chinesa, a automassagem do-in é um caminho suave para diminuir o tamanho da fome. A técnica consiste em pressões feitas com o polegar nos pontos usados pela acupuntura. “Para evitar a busca frenética por comida, o do-in acalma o fluxo de energia do estômago”, diz Juracy Cançado, do Rio de Janeiro, introdutor do método no Brasil. Esse ponto, o E45, está localizado no cruzamento entre a base e a lateral direita da unha do segundo dedo do pé (ao lado do dedão). Como fazer: pressione o ponto E45 por dez minutos, nos dois pés, diariamente, ou de dois a três minutos quando sentir fome fora de hora.

10. Espete a orelha

A acupuntura auricular é semelhante à acupuntura tradicional, mas se limita a estimular pontos energéticos localizados na orelha. “Para reduzir o apetite, são colocadas pequenas agulhas ou sementes nos pontos relacionados ao estômago e à ansiedade”, explica Erica Hitomi Takey, fisioterapeuta da Clínica Zenkai, em São Paulo. Como funciona: durante o tratamento (de oito a dez sessões) as sementes ficam na orelha por uma semana, quando é necessário voltar ao consultório para recolocá-las. Preço: cerca de 30 reais cada sessão.

0 comentários:

Postar um comentário